OOPS. Your Flash player is missing or outdated.Click here to update your player so you can see this content.
CVP Aldreu:
História
Há cerca de 20 anos pairava na mente dos responsáveis da CVP distrital instalar centros de apoio próximos à população. A ideia era dotar e oferecer aos habitantes do norte do concelho de Barcelos a prestação de primeiros socorros de forma rápida e eficaz, colmatando assim uma falha até então existente.
Após a formação de uma Comissão Provisória, liderada pelo Padre Ernesto Carvalho, varias reuniões com os responsáveis da CVP distrital, e todos os trâmites legais resolvidos, entre os quais a aquisição de uma Sede e de Voluntários, surgiu no ano de 1994, a Delegação da CVP em Aldreu.
O Juramento de Compromisso da primeira escola de Socorristas teve lugar a 17 de Julho de 1994, com a formação de 17 socorristas voluntários (Curso de Tripulantes de Ambulância de Transporte (TAT)). Passados 15 anos, já cinco escolas foram formadas, num total de 99 socorristas.
2a Escola – 16 Junho 1996 – 11 Socorristas
3a Escola – 22 Novembro 1998 – 30 Socorristas
4a Escola – 30 Abril 2005 – 20 Socorristas
5a Escola – 28 Marco 2009 –  21 Socorristas
Actualmente, a Delegação de Aldreu possui 54 socorristas no activo, dos quais 5 são enfermeiros, 1 Assistente Social e 5 socorristas assalariados.
A unidade de Aldreu é posto de reserva do INEM desde 2008 e possui duas ambulâncias de socorro, uma ambulância do INEM e uma carrinha de transporte de doentes. A delegação tem um serviço de emergência de 24 horas em colaboração directa com o INEM e realiza diariamente transporte de doentes para o Centro de Saúde de Durrães, o Centro de Saúde de Barroselas, a Clínica de Forjães, Lar de Alvarães, o Centro Hospitalar do Alto Minho, entre outros. Existe ainda um Centro de actividades de tempos livres (ATL) ao serviço das crianças e dos seus pais, criando a alternativa de poderem deixar os seus filhos entregues a alguém que com eles colabore na sua educação.
A nossa zona de intervenção possui uma área de aproximadamente 130 km2, abrangendo freguesias dos concelhos de Barcelos, Viana do Castelo e Esposende (Aldreu, Fragoso, Tregosa, Durrães, Barroselas, Palme, Vila Chã, Feitos, Forjães, Curvos, Vila Cova, Alvarães, Neves, Quintiães, Aguiar, Balugães, Cossourado, Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe) num total de 30 000 habitantes.
A Delegação iniciou o seu trabalho de forma discreta, mas constante, e tem vindo a alargar/melhorar a sua actuação no que respeita ao Apoio Social e ao Serviço de Emergência. São várias as actividades em que a CVP Aldreu está envolvida, tais como o rastreio à tensão arterial e glícemia, apoio a provas desportivas, organização de provas de BTT (2007,2008), recolha de bens para Angola, Peditórios, Acampamentos, entre outros.
A sede da nossa delegação é um edifício pertencente à Comissão Fabriqueira, situado no Lugar da Boavista, junto à igreja paroquial de Aldreu. A Direcção actual é constituída pelo Presidente, Padre Ernesto Carvalho de Faria; o Vice-Presidente Administrativo, Aluísio Gonzaga Matos Queirós; o Vice-Presidente Operacional, Eduardo Jesus Fernando Passos; o Secretário, José António Miranda Couto; o Tesoureiro, Aleixo Vieira Oliveira; e os Vogais, Secundino Gonçalves Ferros e José Luís da Silva Barbosa.

 


Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

AJUDE